domingo, 11 de julho de 2010

O Pentateuco - Os cinco primeiros livros da Biblia Sagrada

O Pentateuco
(Os Cinco Rolos)

Revelada a Moisés no monte Sinai.

Na visão Judaica "Torá" Livros da Torá (significado: instrução, ensinamento, apontamento)

São eles:

Gênesis = Bereshit
Êxodo = Shemot
Levítico = Vayikrá
Números = Bamidbar
Deuteronômio = Devarim

Estes são os cinco primeiros livros do qual recebe o nome "O Pentateuco" a Torá Escrita.



No monte Sinai entregue a nação de Israel para guardar as Leis.

Gênesis - Primeiro livro da bíblia;

Êxodo - Historia que conta a saida do povo de israel do Egito;

Levítico - Livro que tem especificidade legislativo "Ritual dos Sacrificios, Normas como puro do impuro, Lei da santidade, calendário e ouyras normas";

Números - Livro de interesse Historico "este dividido em três partes: O recenseamento do povo no Sinai, Jornada do Sinai até Moabe e Planície de Moabe e seus eventos, antes da travessia do Jordão;

Deuteronômio - Discurssos de Moises ( Deutoronômio = Segunda Lei, Repetição da Lei ).

O Pentateuco
O Antigo Testamento nos seus relatos onde presenciamos a história do povo hebreu, Abraão vindo da Palestina até a instalação da dinastia dos Hasmoneus:
História essa ligada em grande, mas as vezes pequena aos povos vizinhos dos grandes impérios.
A Palestina, O Egito, Babilônia, Assíria, Pérsia e Síria.

O primeiro lugar de ordem e de honra entre os livros do Antigo Testamento ocupa-o aquele que os, gregos chamaram Pentateuco, isto é, obra em cinco tomos. Para os hebreus é a "tora," ou seja, a lei, nome tomado da matéria central. Também os hebreus o dividiram nos mesmos cinco livros que os gregos, distinguindo-os com a palavra inicial. Nós usamos exclusivamente os nomes impostos pelos gregos, que de maneira graciosa lhes caracterizaram o conteúdo: Gênesis, Exodo, Levítico, Números, Deuteronômio. De fato, o Gênesis narra as origens do universo e do gênero humano até à formação paulatina do povo de Israel na sua estada no Egito. O Exodo narra a saída dos israelitas do Egito, conduzidos por Moisés aos pés do Sinai, para aí receberem de Deus a sua lei religiosa e civil e se constituírem, por meio de um pacto sagrado ("testamento"), em peculiar "povo de Deus (Javé)." O Levítico regula o culto religioso à maneira de ritual, dirigido especialmente aos levitas, que formavam o clero consagrado ao serviço do santuário. Os Números recebem o nome dos recenseamentos do povo contidos na primeira parte, estendendo-se, depois, em referir fatos e providências legislativas correspondentes a cerca de quarenta anos de vida nômade no deserto da península sinaítica. No Deuteronômio, ou segunda lei, emanada pelo fim da jornada no deserto, Moisés retoma a legislação precedente para adaptá-la às novas condições de vida sedentária, em que o povo viria a se encontrar com a conquista iminente da Palestina.

Pentateuco” palavra derivada de duas palavras gregas “pente” (cinco) e “teuchos” (volume). Nos escritos de Orígenes encontra-se seu primeiro uso, a respeito de Jo 4:25, “do Pentateuco de Moisés”.

Proclamai o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

Por: Claudio Alves

1 Comentário:

Dú Pirollo disse...

Amigo Cláudio, aprendi mais um pouco, parabéns pela postagem. Grande abraço e muita paz!!!

Postar um comentário

  ©CopyRight © Ministerio Ebenezer em Rio Das Ostras

TOPO